quinta-feira, 6 de outubro de 2011

REVISÃO DE LITERATURA DE PROPOSTAS JÁ EXISTENTES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

Afirmações sobre a origem da Geometria são incertas, pois os primórdios do assunto são mais antigos do que a arte de escrever. Heródoto e Aristóteles não quiseram arriscar-se a propor origens mais antigas que a civilização egípcia, mas é claro que a Geometria que tinham em mente possuía raízes mais antigas.
Heródoto defende que a Geometria se originou no Egito, pois acreditava que tinha surgido a partir da necessidade prática de fazer novas medidas de terras após cada inundação anual do vale do Rio Nilo.
Para Aristóteles a existência no Egito de uma classe sacerdotal com lazeres é que tinha conduzido ao estudo da Geometria. Para ele, foi empregada pelos povos primitivos na construção de objetos de decoração, de utensílios, de enfeites e na criação de desenhos para a pintura corporal.
Formas geométricas, com grande riqueza e variedade, apareceram em cerâmicas, cestarias, e pinturas de diversas culturas, com a presença de formas como triângulos, quadrados e círculos, além de outras mais complexas.
Quanto à Geometria Grega, o seu apogeu é atingido no período helenístico com uma vasta produção matemática que remonta a muitos séculos antes de Euclides. Toda essa produção recebeu a denominação de Geometria Pré-Euclidiana, visto que Euclides de Alexandria viveu entre 300 e 200 a.C. e desenvolveu o método axiomático construído a partir da estrutura lógica de pensamento.
Quanto às propostas já existentes a respeito da utilização da história da Matemática para o Ensino da Geometria, tem – se Howard Eves, em Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula da Editora Atual. O autor apresenta por exemplo o Teorema de Pitágoras, o problema da Trissecção, a feiticeira de Agnesi e a História da Elipse, Hipérbole e parábola.
As recentes revisões do currículo de Matemática dos Ensinos Fundamental e Médio devolvem à Geometria a importância que esta disciplina tem na aprendizagem de Matemática no nível elementar, pois permite resolver problemas do cotidiano e interfere fortemente na estruturação do pensamento, levando à construção do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição para este blog. Ajude-nos a fazer deste veículo um instrumento de troca de experiências entre os professores de Matematica e outros profissionais da educação.