Ultimamente, a matemática tem sido uma disciplina vista por muitos na nossa sociedade como algo difícil, pronto, distante da realidade e muitas vezes sem utilidades, sendo, assim, uma disciplina que o seu conhecimento e a sua utilização se dão exclusivamente por matemáticos, cientistas ou profissionais das ciências exatas, dando a entender de que o conhecimento matemático se restringe a determinados grupos sociais ou as sociedades mais desenvolvidas.
Mas na verdade, Matemática é uma ciência resultante de uma construção social, dinâmica e em constante evolução, construída pelos povos simultaneamente em diversos lugares. Por isso, ela não se restringe a grupos privilegiados, pelo contrário, ela é construída a partir das necessidades e dos interesses da humanidade, seja para contar, jogar, medir, localizar, entre outros.
Neste sentido, a presente pesquisa tem como foco principal a produção e apresentação de uma proposta de ensino de Geometria utilizando o recurso da História da Matemática onde serão abordados os seguintes tópicos:
• Um breve texto sobre a origem histórica do desenvolvimento da Geometria até os dias atuais;
• Um panorama sobre a distribuição dos conteúdos de Geometria no currículo de matemática no Brasil;
• Um panorama sobre a situação atual do ensino de Geometria e a história dessa evolução até a condição atual que se mostra, bem como, como se apresenta hoje em termos de ensino e de aprendizagem;
• Fundamentação teórica da utilização da História da Matemática no ensino;
• Revisão de literatura de propostas já existentes a respeito da utilização da história da matemática para o ensino de Geometria;
• A proposta detalhada elaborada pelo grupo para o ensino de Geometria utilizando o recurso da História da Matemática.
Mas na verdade, Matemática é uma ciência resultante de uma construção social, dinâmica e em constante evolução, construída pelos povos simultaneamente em diversos lugares. Por isso, ela não se restringe a grupos privilegiados, pelo contrário, ela é construída a partir das necessidades e dos interesses da humanidade, seja para contar, jogar, medir, localizar, entre outros.
Neste sentido, a presente pesquisa tem como foco principal a produção e apresentação de uma proposta de ensino de Geometria utilizando o recurso da História da Matemática onde serão abordados os seguintes tópicos:
• Um breve texto sobre a origem histórica do desenvolvimento da Geometria até os dias atuais;
• Um panorama sobre a distribuição dos conteúdos de Geometria no currículo de matemática no Brasil;
• Um panorama sobre a situação atual do ensino de Geometria e a história dessa evolução até a condição atual que se mostra, bem como, como se apresenta hoje em termos de ensino e de aprendizagem;
• Fundamentação teórica da utilização da História da Matemática no ensino;
• Revisão de literatura de propostas já existentes a respeito da utilização da história da matemática para o ensino de Geometria;
• A proposta detalhada elaborada pelo grupo para o ensino de Geometria utilizando o recurso da História da Matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua contribuição para este blog. Ajude-nos a fazer deste veículo um instrumento de troca de experiências entre os professores de Matematica e outros profissionais da educação.