Dada sua importância, o ensino da Geometria tem adquirido, nos últimos anos, lugar de destaque no cenário das reformas educacionais em todo o país. O ensino de Geometria vem sendo proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998), como fator fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas a níveis do Ensino Fundamental e Médio.
Os livros didáticos até meados da década de 90 traziam os conteúdos de Geometria no final de cada volume. Como grande parte dos docentes seguiam a programação desses livros, os conteúdos geométricos eram trabalhados somente no final do ano.
Atualmente percebemos que a distribuição dos conteúdos de geometria aparece de maneira mais diferenciada e bem distribuída ao longo dos capítulos de alguns livros didáticos, ou seja, ocorreram melhorias nos livros didáticos a partir da implantação de recomendações oriundas da comunidade de professores e pesquisadores da Educação Matemática a nível Nacional veiculada por meio do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Entretanto percebemos que ainda prevalece a cultura de considerar os conhecimentos geométricos difíceis, de menor importância que os de Álgebra e de Aritmética.
Em todos os níveis da educação básica existem propostas metodológicas que visam dar suporte a prática pedagógica docente nas diferentes áreas do conhecimento. Assim, no componente curricular de Matemática estas propostas objetivam integrar as aplicações da matemática às outras áreas do conhecimento, bem como à realidade dos educandos.
Em todos os lugares, estamos rodeados por objetos que lembram figuras geométricas chamadas de sólidos geométricos. O panorama da distribuição dos subtemas da geometria aborda os conteúdos que envolvem as diversas formas geométricas.
No Ensino Fundamental I são abordados os seguintes conteúdos: Noção de geometria; Figuras geométricas; Sólidos geométricos; Figuras planas; O cubo, o paralelepípedo, triângulo e a esfera; Ponto, reta e plano; Semi-retas e Seguimentos de reta.
Já no Ensino Fundamental II são abordados os conteúdos: Geometria dedutiva; Ângulos nos polígonos; Ângulos na circunferência; Geometria Plana, Ângulos; Triângulos; Polígonos convexos; Áreas de figuras planas; Relações nas circunferências; Simetrias; Formas geométricas, entre outros.
No Ensino Médio os subtemas abordados são: Geometria analítica, tendo como alguns exemplos de tópicos o Plano Cartesiano; Distância entre dois pontos médios; Divisão de um seguimento numa razão; Área de um triângulo; Condição de alinhamento de três pontos; Equação da reta; Inclinação de uma reta; Equação reduzida da reta; Equação normal da reta; Equação segmentária da reta; Ângulos entre duas retas; Bissetrizes entre duas retas; Equação da circunferência; Equação geral do 2° grau.
Geometria espacial envolvendo a Geometria de posições; Poliedros convexos; Relação de Euler; Soma dos ângulos; Poliedros de Platão; Tetraedro regular; Hexaedro regular; Octaedro regular; Prismas regulares retos; Cilindro circular reto; Cilindro equilátero; Pirâmides regulares; Cone circular reto; Cone equilátero; Esfera; Fuso esférico; Cunha esférica; Zona esférica; Calota esférica; Tronco de pirâmide; Tronco de cone; Secção transversal.
Os livros didáticos até meados da década de 90 traziam os conteúdos de Geometria no final de cada volume. Como grande parte dos docentes seguiam a programação desses livros, os conteúdos geométricos eram trabalhados somente no final do ano.
Atualmente percebemos que a distribuição dos conteúdos de geometria aparece de maneira mais diferenciada e bem distribuída ao longo dos capítulos de alguns livros didáticos, ou seja, ocorreram melhorias nos livros didáticos a partir da implantação de recomendações oriundas da comunidade de professores e pesquisadores da Educação Matemática a nível Nacional veiculada por meio do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Entretanto percebemos que ainda prevalece a cultura de considerar os conhecimentos geométricos difíceis, de menor importância que os de Álgebra e de Aritmética.
Em todos os níveis da educação básica existem propostas metodológicas que visam dar suporte a prática pedagógica docente nas diferentes áreas do conhecimento. Assim, no componente curricular de Matemática estas propostas objetivam integrar as aplicações da matemática às outras áreas do conhecimento, bem como à realidade dos educandos.
Em todos os lugares, estamos rodeados por objetos que lembram figuras geométricas chamadas de sólidos geométricos. O panorama da distribuição dos subtemas da geometria aborda os conteúdos que envolvem as diversas formas geométricas.
No Ensino Fundamental I são abordados os seguintes conteúdos: Noção de geometria; Figuras geométricas; Sólidos geométricos; Figuras planas; O cubo, o paralelepípedo, triângulo e a esfera; Ponto, reta e plano; Semi-retas e Seguimentos de reta.
Já no Ensino Fundamental II são abordados os conteúdos: Geometria dedutiva; Ângulos nos polígonos; Ângulos na circunferência; Geometria Plana, Ângulos; Triângulos; Polígonos convexos; Áreas de figuras planas; Relações nas circunferências; Simetrias; Formas geométricas, entre outros.
No Ensino Médio os subtemas abordados são: Geometria analítica, tendo como alguns exemplos de tópicos o Plano Cartesiano; Distância entre dois pontos médios; Divisão de um seguimento numa razão; Área de um triângulo; Condição de alinhamento de três pontos; Equação da reta; Inclinação de uma reta; Equação reduzida da reta; Equação normal da reta; Equação segmentária da reta; Ângulos entre duas retas; Bissetrizes entre duas retas; Equação da circunferência; Equação geral do 2° grau.
Geometria espacial envolvendo a Geometria de posições; Poliedros convexos; Relação de Euler; Soma dos ângulos; Poliedros de Platão; Tetraedro regular; Hexaedro regular; Octaedro regular; Prismas regulares retos; Cilindro circular reto; Cilindro equilátero; Pirâmides regulares; Cone circular reto; Cone equilátero; Esfera; Fuso esférico; Cunha esférica; Zona esférica; Calota esférica; Tronco de pirâmide; Tronco de cone; Secção transversal.
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