Há objetivos gerais e específicos que devem ser definidos e alcançados, cabendo ao professor conduzir sua ação a partir de um plano de trabalho estruturado.
Dessa forma, podemos estabelecer o Plano de Aula em que o professor planeja a aula definindo as dinâmicas que serão utilizadas para promover a aprendizagem, os recursos que farão parte da aula e as atividades que o aluno pode realizar para rever conceitos ou se preparar para a próxima aula.
Abaixo, seguem alguns planos de aula elaborados pelos autores deste blog:

Nº 01:
IDENTIFICAÇÃO:
Unidade Escolar: Colégio Estadual Aluízio Carneiro da Silva
Local: Serrinha - BA
Disciplina: Matemática Série: 6ª Turma: A Sala: 03 Nº de alunos: 30
Professor: Marcos Franklin Mota Lima
Carga Horária: 01 hora/aula
1. TEMA: Potenciação
2. OBJETIVOS:
2.1 GERAL: Identificar o expoente negativo como resultado de uma divisão de potências de mesma base.
2.2 ESPECÍFICOS:
2.2.1 Reconhecer o expoente negativo como resultado de uma operação matemática.
2.2.2 Estimular o trabalho individual e a troca de idéias como forma de aprendizagem.
2.2.3 Compreender e emitir juízos de sobe informações que utilizam expoentes negativos.
2.2.4 Ler e interpretar a linguagem numérica.
3. CONTÉUDO: Propriedades das potências: expoente negativo
4. ESTRATÉGIAS:
4.1 Aula expositiva: considerações iniciais.
4.2 Paródia: Expoente Negativo;
4.3 Aplicação de exercícios individuais e em grupo;
4.4 Resolução dos exercícios no quadro com a participação dos alunos.
5. RECURSOS:
5.1 Quadro;
5.2 Piloto;
5.3 Papel ofício;
5.4 Livro Didático, caderno, caneta, lápis, borracha;
5.5 Aparelho de som;
5.6 CD.
6. AVALIAÇÃO:
6.1 A avaliação será realizada durante todo processo mediante a participação do aluno, interesse, envolvimento e acertos na resolução dos exercícios.
7. REFERÊNCIAS:
BARROSO, Juliane Matsubara. Projeto Araribá: matemática / obra coletiva. 1º Ed. 7ª série. São Paulo: moderna, 2008.
GOULART, Márcio Cintra. Matemática no Ensino Fundamental. 3ª Ed. 7ª série. São Paulo: Scipione, 2005.

Nº 02:
IDENTIFICAÇÃO:
Unidade Escolar: Escola Antônio Bahia Local: Conceição do Coité - BA
Disciplina: Matemática Série: 8ª Turma: A Sala: 05 Nº de alunos: 36
Professor: Gerinaldo Santos Ferreira
Carga Horária: 03 horas/aulas
1. TEMA: Funções e sua aplicabilidade
2. OBJETIVOS:
2.1 GERAL: Analisar a forma como duas grandezas se relacionam matematicamente e sua aplicabilidade em outras áreas do conhecimento.
2.2. ESPECÍFICOS:
2.2.1 Identificar relações entre duas grandezas variáveis.
2.2.2 Adquirir a noção de função por meio de exemplos práticos.
2.2.3 Compreender o que é função, identificando suas variáveis e sua lei de formação.
2.2.2 Adquirir a noção de função por meio de exemplos práticos.
2.2.3 Compreender o que é função, identificando suas variáveis e sua lei de formação.
2.2.4 Observar através de exemplos próximos da realidade a aplicabilidade do estudo de funções.
3. CONTEÚDOS:
3.1 Produto Cartesiano
3.2 Conjunto Relação
3.3 Imagem de função
3.4 Função Polinomial de 1º grau
3.5 Gráfico da função de 1º grau
4. ESTRATÉGIAS:
4.1 Aula expositiva, utilizando o quadro, para, juntamente com os alunos, tentar responder a pergunta: o que é uma função?
4.2 Apresentação de exemplos variando o tipo de dependência até que os alunos possam responder o questionamento principal: o que é uma função?
4.3 Formalizar a definição do conceito de função.
4.4 Apresentar de outros exemplos de relações de dependências entre duas grandezas, dando ênfase àquelas que são de fato funções e solicitar dos alunos que escreva as sentenças matemáticas que expressam essa relação.
4.5 Discutir a aplicabilidade do estudo da função em outras áreas do conhecimento.
4.6 Realizar a leitura enriquecedora do texto complementar: Baile e campeonato de futebol que explora conceitos como: produto cartesiano, conjunto-relação, função e imagem de função.
4.7 Construção e resolução de situações-problemas.
4.8 Resolução de exercícios.
5. RECURSOS:4.3 Formalizar a definição do conceito de função.
4.4 Apresentar de outros exemplos de relações de dependências entre duas grandezas, dando ênfase àquelas que são de fato funções e solicitar dos alunos que escreva as sentenças matemáticas que expressam essa relação.
4.5 Discutir a aplicabilidade do estudo da função em outras áreas do conhecimento.
4.6 Realizar a leitura enriquecedora do texto complementar: Baile e campeonato de futebol que explora conceitos como: produto cartesiano, conjunto-relação, função e imagem de função.
4.7 Construção e resolução de situações-problemas.
4.8 Resolução de exercícios.
5.1 Quadro/piloto;
5.2 Livro-didático
5.3 Texto complementar: Baile e campeonato de futebol
5.4 Situações-problema.
5.5 Exercícios do livro
6. AVALIAÇÃO:
6.1 Atividade individual para representar através de diagramas o produto cartesiano, o conjunto-relação, a imagem de função dos elementos contidos no texto complementar Baile e campeonato de futebol.
6.2 Auto-avaliação oral para o aluno posicionar-se quanto ao que mais gostou de aprender, às dificuldades encontradas e às possibilidades de melhorar seu desempenho.
6.3 Participação e o envolvimento dos alunos nas atividades
6.2 Auto-avaliação oral para o aluno posicionar-se quanto ao que mais gostou de aprender, às dificuldades encontradas e às possibilidades de melhorar seu desempenho.
6.3 Participação e o envolvimento dos alunos nas atividades
7. REFERÊNCIAS:
DANTE, Luiz Roberto – Matemática, v.2, São Paulo, Editora Ática, 2004.
GIOVANNI, José Ruy. A conquista da Matemática: a + nova. São Paulo: FTD, 2002.
PAIVA, Mano el – Matemática, v.1, São Paulo, Editora Moderna, 2004.
SOUZA, Maria Helena. Matemática: manual do professor. São Paulo: Ática, 1999.
SOUZA, Eliane Reame e DINIZ, Maria Ignez de Souza Vieira. Álgebra: das varáveis às equações e funções. São Paulo: IME – USP, 1994.
GIOVANNI, José Ruy. A conquista da Matemática: a + nova. São Paulo: FTD, 2002.
PAIVA, Mano el – Matemática, v.1, São Paulo, Editora Moderna, 2004.
SOUZA, Maria Helena. Matemática: manual do professor. São Paulo: Ática, 1999.
SOUZA, Eliane Reame e DINIZ, Maria Ignez de Souza Vieira. Álgebra: das varáveis às equações e funções. São Paulo: IME – USP, 1994.
Nº: 03
IDENTIFICAÇÃO:
Unidade Escolar: Escola João Paulo Fragoso
Local: Conceição do Coité - BA
Disciplina: Matemática Série: 6ª Turma: B Sala: 05 Nº de alunos: 32
Professora: Naiane da Silva Cunha Mercês
Carga Horária: 02 horas/aulas
1. TEMA: Tratamento da informação
2. OBJETIVOS:
2.1 Refletir sobre as regras do sistema de numeração decimal e apoiar-se nelas para comparar números de diferentes quantidades de algarismos;
2.2 Interpretar informações organizadas em tabelas de dupla entrada;2.3 Interpretar e transmitir informações por meio de gráficos.
3. MATERIAL NECESSÁRIO:
3.1 Cartaz com a tabela de dados de casos de dengue no Brasil.
3.2 Jornais e revistas em que apareçam diferentes tipos de gráfico, papel quadriculado, régua.
4. ESTRATÉGIAS:
1ª etapa
· Confeccione a tabela abaixo em papel cartolina e fixe-a num local visível na classe.
Distribuição de casos de dengue por estado em 2000 e 2001
Estado 2000 2001
Rio de Janeiro - 2000: 4.281................2001: 68.438
São Paulo - 2000: 15.445..............2001: 51.177
Roraima - 2000: 7.295..............2001: 5.166
Distrito Federal - 2000: 1.030...............2001: 2.895
Rondônia - 2000: 3.635...............2001: 1.652
Fonte: Fundação Nacional de Saúde
Providencie cópias menores para cada dupla de alunos com as seguintes perguntas:
1. Qual o estado com o maior número de casos em 2000. E em 2001?
2. Qual o estado com o menor número de casos em 2000? E em 2001?
3. Quais estados tiveram uma redução de dengue de 2000 para 2001?
Proponha a troca de pares para que todos comparem e justifiquem as respostas.
2ª etapa:
Evite dar a resposta certa de imediato. O ideal é que as crianças discutam entre elas e comparem em discussões coletivas os critérios utilizados para decidir qual é o número maior.
3ª etapa:
Proponha à turma uma pesquisa sobre gráficos em jornais e revistas. Divida os alunos em grupos de quatro e distribua, para cada um, materiais que contenham vários tipos de gráfico – barras, linhas, pizza, etc. Certifique-se que os gráficos escolhidos tratem de temas que os alunos têm familiaridade - número de alunos na escola, dados sobre desmatamento, população etc. Coloque no quadro algumas perguntas:
- Que tipo de informação cada gráfico apresenta?
- Qual deles vocês julgam mais fácil de ler? Por quê?
Peça que registrem as informações no caderno e, em seguida, abra a discussão sobre as características e a adequação de cada formato às informações nele contidas. Peça que os alunos elejam o formato que lhes parece mais fácil. É bem provável que sejam escolhidos os gráficos de barras verticais.
5. AVALIAÇÃO:
Anote no cartaz da sala as conclusões dos alunos para problematizá-las. Proponha à turma um novo exercício, com base nos conhecimentos adquiridos na aula. Peça que criem um gráfico com as informações sobre o crescimento populacional da cidade nos últimos cinco anos. Apresente os dados e peça que criem os gráficos individualmente no papel quadriculado. Analise os resultados e certifique-se de que os alunos entenderam como transmitir informações por meio de gráficos.
6. REFERÊNCIAS:
http://revistaescola.abril.com.br/template-busca- plano.shtml?qu=Gr%E1ficos%20e%20tabelas> Texto: Ensinando competências: interpretação e elaboração de gráficos
de Daniela Padovan, publicado na Revista de Educação - Matemática - Ano 11, Nº 3.
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