sábado, 17 de julho de 2010

Planejamento: compromisso e competência

Um pé lá, outro cá, diria o ditado popular. Com um pé no saber matemático, apresentado nas propostas curriculares e nos livros didáticos, o compromisso do professor, enquanto educador, é refletir sobre esses conteúdos, priorizando-os de acordo com sua realidade, e produzir um novo conhecimento, em termo de metodologias, para garantir que seus alunos tenham acesso ao saber. Entretanto, ele não pode nem negligenciar o processo de construção de conhecimento pelo aluno, valorizando em demasia a Matemática enquanto um conjunto pronto de conhecimentos, e nem descaracterizar a produção Matemática desenvolvida ao longo dos séculos.

Há, portanto, a necessidade de haver compromisso do professor de Matemática para elaborar o seu planejamento como muito carinho e competência para relacionar-se bem com a matemática, conhecer e refletir sobre seus conteúdos, entender as relações entre eles e perceber a relevância dessa ciência no mundo real.

Saber o conteúdo é apenas o início de um longo processo. O professor deve ainda saber transformar esse objeto de ensino, adequando-o à situação de aprendizagem. Isso requer que o professor domine também saberes da psicologia, pedagogia e didática específica.

Não existe uma metodologia pronta e acabada, à espera do professor para ser aplicada aos alunos: cada aluno é um aluno, cada sala é uma sala, cada situação é uma situação bem particular e singular, exigindo constantemente do professor um permanente processo de recriação e readaptação do proposto no planejamento como forma de oportunizar condições que favoreçam a melhoria da aprendizagem do aluno e também do processo de ensino-aprendizagem.

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