Entretanto, é reconhecido que o educador tem um papel decisivo no processo de ensino-aprendizagem ao propor aos alunos uma diversidade de ações educativas de modo a atingir os diversos objetivos curriculares.
Neste sentido, as ações educativas na matemática devem ser planejadas tendo claros os objetivos a serem alcançados de forma a permitir ao educador estabelecer melhores estratégias e procedimentos capazes de assegurar uma aprendizagem significativa.
Mas, para que isso aconteça, é necessário que o educador tenha consciência de repensar o seu fazer pedagógico e procurar ações educativas que conduzam a aplicação de estratégias metodológicas diferenciadas que promovam o processo de ensino-aprendizagem de maneira satisfatória.
Vejamos algumas ações educativas que tornam mais significativa à aprendizagem do aluno no ensino de matemática:

A Resolução de Problemas matemáticos é uma barreira que a maioria dos alunos enfrenta no aprendizado da matemática, pois esses têm dificuldade em identificar a operação que deve ser utilizada para a sua resolução. Ao resolvermos um problema matemático, antes de fazermos as “contas”, devemos interpretar, entender o que ele quer que calculemos, assim podemos dizer que a dificuldade em resolver problemas matemáticos não é uma dificuldade da disciplina de matemática e sim uma dificuldade interdisciplinar, pois o aluno que não interpreta um problema dificilmente fará uma interpretação de texto bem feita nas aulas de português, por exemplo. São vários os fatores que levam um aluno a ter dificuldade em interpretar textos ou problemas, o principal deles é falta do hábito da leitura. Ao ter como prioridade a construção do conhecimento pelo fazer e pensar; o papel da reformulação e resolução de problemas é fundamental auxiliar o aluno.
A Modelagem Matemática – possibilita o aluno pensar, criar e estabelecer relações, fazendo-o reconhecer-se com sujeito da pesquisa, facilitando a aprendizagem e tornando o conteúdo matemático mais significativo.
A modelagem Matemática é a arte de transformar problemas da realidade em problemas matemáticos e resolvê-los, interpretando suas soluções na linguagem do mundo real, sendo, portanto, a abordagem de um problema não matemático por meio da matemática onde as características pertinentes de um objeto são extraídas com a ajuda de hipóteses e aproximações simplificadoras e representações em termos matemáticos são determinadas.
A modelagem é considerada como uma alternativa pedagógica para o ensino de matemática em que o aluno tem oportunidade de experimentar, modelar, testar sua capacidade de organização, analisar situações e tomar decisões. Entretanto, a modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem oferece contribuições que vão além da possibilidade de interação da matemática com a realidade.
Para os alunos, há uma maior motivação para o estudo, bem como a possibilidade de obter auxílio individual do professor ou dos colegas. Para aqueles estudantes que, de outra forma, não se manifestam em aula, é uma ocasião de falar, de dar palpites sem ser criticado pelos colegas ou pelo professor.
Ao empregar jogos em sala de aula, o professor deve apenas cuidar para que a atividade não se esgote em si mesma, ou seja, que seja sempre empregada com o objetivo de promover a aprendizagem, de conteúdos ou de habilidades. De outra forma, pode-se estimular atitudes negativas, provenientes da tensão que se instala, como as tentativas de trapacear.
Qualquer que seja o jogo, o conteúdo abordado ou o nível de ensino, é importante lembrar que esses recursos desenvolvem, também, competências e habilidades enfatizadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamenta e Médio, tais como: formular hipóteses, prever resultados, selecionar estratégias para solução de problemas, interagir com os colegas. Assim, é um recurso fascinante e deve ser explorado em aulas de Matemática.

As situações históricas da produção do conhecimento matemático possibilitam mostrar o lado humano, real e cultural da matemática. Descobrir o quanto são gente e humanos aqueles que contribuíram para edificar essa ciência é importante para que o aluno veja pontos de identificação com aqueles que foram um dia alunos e cidadãos esse eternizam ao aceitar os desafios impostos pela vida, fazendo da matemática um instrumento de trabalho.
Pelo estudo da matemática do passado, podemos perceber como a matemática de hoje insere-se na produção cultural humana e alcançar uma compreensão mais significativa de seu papel, de seus conceitos e de suas teorias, uma vez que a matemática do passado e a atual engendram-se e fundamentam-se mutuamente.
O trabalho com história da Matemática é uma atividade de pesquisa e investigação dos alunos, procurando em material da imprensa, livros didáticos e paradidáticos, enciclopédias, almanaques, vídeos na internet. O trabalho de reconstrução das condições nas quais se deram a construção do conhecimento via dramatização e teatro, ou ainda, a construção de painel são sempre interessantes e proveitosos. A construção da linha do tempo da matemática, com o relacionamento do seu desenvolvimento com a tecnologia, é igualmente interessante.

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