terça-feira, 6 de julho de 2010

O Planejamento no ensino de Matemática

O ato de planejar faz parte da vida do ser humano e sem ele não se chega a lugar algum, pois é preciso estabelecer metas e objetivos do que se quer alcançar. Planejar é uma ferramenta que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação.

O planejamento nasce de uma necessidade de saber originada de um questionamento, de uma dúvida, de um levantamento de hipótese de um determinado assunto, constituindo em primeiro lugar em um instrumento para o aluno, no qual o professor estabelece com objetividade, simplicidade e funcionalidade a ação educativa em matemática, cuja finalidade é contribuir com a formação do aluno em dimensão integral.

Desta forma, o planejamento se torna necessário ao educador à medida que ele se preocupa em ter qualidade no que faz, sendo uma ferramenta que faz parte de um processo constante através do qual a preparação, a realização e o acompanhamento estão intimamente ligados, pois quando o educador revisa uma ação realizada ele se prepara para uma nova ação num processo contínuo e sem cortes. No caso do planejamento de ensino de Matemática, uma previsão bem feita do que será realizado em classe, melhora muito o aprendizado dos alunos e aperfeiçoa a prática pedagógica do professor.

Mesmo para um professor experiente, é impossível entrar em classe sem antes planejar a aula, ou mesmo agir como muitos professores de matemática ao considerarem que tem o plano de aula na cabeça, refletindo assim, o não cumprimento da responsabilidade de preparar ou até mesmo de produzir o planejamento que sem dúvida fará com que o educador tenha muito menos trabalho durante o ano para o cumprimento de seus objetivos porque planejou, sabe onde quer chegar, sabe o tipo de habilidade que precisa ser trabalhada e como avaliar o processo do aluno.

Sabemos que o ato de aprender acontece quando o aluno atualiza seus esquemas de conhecimento, quando os compara com o que é novo, quando estabelece relações entre o que está aprendendo com o que já sabe. E, isso exige que o professor de Matemática proponha ações educativas que instiguem a curiosidade, o questionamento e a reflexão frente aos conteúdos. Além disso, ao propiciar essas condições, ele exerce um papel ativo de mediador no processo de aprendizagem do aluno, intervindo pedagogicamente na construção que o mesmo realiza.

Mas, para que isso aconteça, é necessário que o professor utilize o planejamento como uma ferramenta eficaz, a fim de fazer suas intervenções na aprendizagem do aluno. É através do planejamento do ensino de Matemática que são definidos e articulados os conteúdos, objetivos e metodologias são propostas e maneiras eficazes de avaliar são definidas. Este planejamento é de suma importância para uma prática eficaz e conseqüentemente para a concretização dessa prática, que acontece com a aprendizagem do aluno.

O ato de planejar deve estar presente continuamente no trabalho do professor de matemática, o qual necessita buscar as condições de trabalho junto à escola onde atua, tendo assim possibilidade de refletir e avaliar o seu trabalho com vista a melhoraria da prática pedagógica. Deste modo, é preciso levar em conta que o desenvolvimento do raciocínio em matemática é contínuo e deve ser desenvolvida de maneira prazerosa, investigativa, curiosa e interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua contribuição para este blog. Ajude-nos a fazer deste veículo um instrumento de troca de experiências entre os professores de Matematica e outros profissionais da educação.